28/03/2017

DIY: Travel Journal

Há menos de um mês fui em minha primeira viagem internacional, e claro que eu precisava de um jeito único de documentar isso. Decidi fazer um journal, a próprio punho mesmo, para ficar algo bem minha cara.
Hoje mostro à vocês o passo a passo da confecção desse journal de viagem, em apenas 7 passos e materiais acessíveis! Vamos lá?!
Você precisará de:



Utilizei folhas de scrapbook por serem mais resistentes (aquelas dupla face são mais durinhas do que as normais), e optei por usar uma estampada para a capa e uma lisa dentro.

Você encontra facilmente esses papéis mais grossos que o sulfite em lojas especializadas. Como não queria papel branco e queria algo mais grosso para poder fazer colagens e usar carimbos, optei por esse que tem gramatura de 120 e é em tom Marfim. O pacote no tamanho A4 (tamanho do sulfite normal usado em impressora) foi R$14,60 com 50 folhas. Utilizei apenas cinco folhas nesse journal.

Os adesivos são puro charme caso queira deixar a capa personalizada para sua viagem.


Sou viciada em bordas arredondadas, por isso ano passado adquiri esse furador da TEC (Toke& Crie) que custou só R$11. Com ele consigo arredondar fotos e meus cards de Project Life. Mas ele não serve para muitas folhas de uma só vez, ok? Arredonde uma de cada vez.



1º passo: corte as folhas de scrap para ficarem no tamanho que será seu journal. Eu cortei as duas no tamanho A4, pois depois é só dobrar para fechar. Na foto eu ainda não tinha arredondado elas, mas fiz isso com tudo.

2º passo: Como a folha A4 fechada já tinha um tamanho legal, preferi não fazer nenhum ajuste. É só dobrar a folha A4 para fazer um livrinho. Dica: dobre uma por uma, assim elas não dobram no lugar errado e depois é só você juntar todas no miolo.
Como eu passei apenas 4 dias em Buenos Aires, decidi não fazer um journal muito grande, e peguei apenas 5 folhas do pacote, totalizando em 10 páginas pro meu. Por as folhas serem mais grossas, ele não fica tão fino e não dá a aparência de murchinho.

3º passo: arredonde todas as bordas se quiser, tanto das páginas como da capa. Assim fica tudo uniforme e lindo!

4º passo: Depois de ter dobrado suas folhas, abra-as todas juntas e, no meio da dobra, meça 4 centímetros de uma ponta e de outra. Esses lugares serão perfurados depois. Você pode optar por deixar menos ou mais centímetros, mas acho 4cm o ideal para prender tudo certinho.

5º passo: Usando o perfurador, você fará dois pequenos furos nos dois pontos que marcou. Faça isso nas folhas e na capa, ok? Cuidado que elas precisam ficar alinhadas uma à outra.

6º passo: Escolha a linha de sua preferência e passe-a nos dois furos, criando um tipo de fecho para as folhas não caírem. O fechamento da linha pode ser tanto pro lado de fora quanto o de dentro, ok?



7º passo: Depois é só dar um laço com as duas pontas da linha e cortar o que sobrar. Atenção para segurar bem nessa hora, é importante que a linha prenda as folhas com a capa bem certinho, ou elas escorregarão.



Depois é só decorar com os adesivos de alfabeto ou o que mais sua imaginação mandar!
Espero que tenham gostado desse DIY e que inspire vocês para fazer todo tipo de caderninhos! Depois contem aqui o que conseguiram fazer!



Nenhum comentário:

Postar um comentário