31/07/2014

Ela diz Ele diz: Faculdade/Profissão - Moda

Dando continuidade a nossa série de post sobre faculdades e profissões, hoje vamos falar um pouco sobre quem escolhe seguir a carreira de moda. 

Será que é tudo lindo-fashion-glamoroso como pensamos? Vem descobrir com a gente!


Primeiro de tudo é mais do que necessário entender que quando falamos de moda, a gama de direções é enorme. Existem alguns cursos que são direcionados para uma área específica mas existem também aqueles que possuem uma grade mais aberta onde você poderá descobrir seu próprio caminho. 

Não vá achando que é um curso fácil, é preciso muita dedicação e se você não gostar, vai acabar desistindo nos primeiros semestres, mas isso vale para todas as áreas.

Chega de tanto blá blá blá, melhor mesmo é ouvir (no caso ler rsrsrs!) quem realmente está na área, então trouxemos duas lindas para compartilhar as experiências com a gente.


Mayara Lins



Desde criança eu desenhava bem e todos diziam “Você vai ser estilista.”, e cresci com essa ideia na cabeça. Anos depois, meu interesse por moda só crescia, mas agora as pessoas diziam “Moda? Quer passar fome? É faculdade pra esperar marido”. Opiniões a parte, a realidade de quem estuda moda não é fazer compras e gostar de roupas, muito pelo contrario, é pura ralação. 

Antes de começar a faculdade, eu já havia feito um breve curso de Produção de Moda no SENAC, que me possibilitou experiências na área de Visual e Merchandising, então eu já tive uma prévia de que nada era tão fácil como as pessoas acham que é. Hoje eu estou indo pro 4º semestre de Negócios da Moda na Universidade Anhembi Morumbi (É, não vou ser estilista), e digo: cursar moda esta longe de ter o glamour que se idealiza, o glamour fica só nas revistas. Você vai estudar muito, vai virar noites fazendo trabalhos e correndo atrás de estágio. Porém, se você realmente ama esse universo e é o que você quer ter como profissão, vale a pena, o curso é uma delicia e se aprende muito. 

O mercado de moda está em alta no Brasil e há um leque de possibilidades profissionais: indústria têxtil, estilismo, marketing, produção de moda, figurinismo, jornalismo e por ai a lista só cresce. Não da pra ignorar que a maioria dos cursos ligados a arte sofrem preconceito, principalmente na questão financeira dos profissionais que se formam, mas como diz a frase “Não ta fácil pra ninguém”, então fazendo bem aquilo que se gosta, seja na moda ou em outra área, o sucesso é conseqüência.


Vanessa Balsanelli


Desde pequena sempre gostei de desenhar, criava modelos de roupas e histórias sobre as mulheres que desenhava. Com o tempo fui descobrindo mais sobre a profissão de estilista, sobre o mundo da Moda. Meus pais sempre foram incentivadores, mas antes de investir em uma faculdade, recebi o conselho de que deveria vivenciar um pouco mais da área antes da decisão. No início do colegial comecei a fazer alguns cursos como desenho de moda, corte e costura, até mesmo bordado e crochê. Descobri com os cursos a satisfação de criar e executar tudo o que imaginava, além de entender o que realmente era possível de produção, e o que só funcionava no papel. Na hora de decidir a faculdade realizei uma pesquisa sobre as grades curriculares de cada uma, dessa maneira foi possível entender um pouco mais o foco de cada faculdade, afinal a área de Moda possui uma diversidade de profissionais e cada qual com suas necessidades de aprendizado e experiência. Decidi pela ‘Belas Artes’, e não me arrependo, foi um grande aprendizado e possui excelentes tutores, sou uma pessoa que gosta de entender como são realizadas as roupas e os efeitos. Foi com a faculdade que descobri um pouco mais sobre a área têxtil e decidi entrar no curso técnico do SENAI em paralelo.

Após a faculdade encontrei algumas oportunidades de emprego que pude aliar os conhecimentos de moda e têxtil, embora a maioria das requisições fosse para modelista. Consegui trabalhar com excelentes profissionais e pude ter novas experiências na área de Marketing e iniciar alguns cursos no SEBRAE com o aval dos meus colegas e chefes. Depois de alguns anos trabalhando em empresas têxteis, decidi que precisava sair da minha zona de conforto, realizar meus próprios projetos, e crescer profissionalmente. Pela minha pluralidade de aprendizagem tive a oportunidade de escrever materiais para cursos técnicos, além de escrever trabalho como freelancer de designer têxtil, e vou estruturando a minha empresa, que espero lançá-la no final deste ano.



Curtiu o que as meninas falaram? Leia também nosso post sobre Design

Foto Vanessa Balsanelli por Ronaldo Coutinho
Imagem Topo por Peter Do

Nenhum comentário:

Postar um comentário